Veja como funciona o jogo da baleia azul e fiquem atentos ao que seus filhos estão fazendo, para não terem uma surpresa desagradável.
O que é o jogo da baleia azul?
O jogo da baleia azul é uma espécie de viral que vem se espalhando na internet e chegando aos pouquinhos no Brasil.
Quem comanda este jogo?
Quem comanda este jogo é o curador. O curador é a pessoa por trás da tela que comanda o desafio e convida o jovem a jogar. Se este aceitar, começa a receber pequenas missões.
Em que horário normalmente os jovens recebem os desafios?
Geralmente o curador envia os desafios pela madrugadas ( atenção pais ). Elas chegam às 4h20, que, segundo especialistas, é o horário em que mais pessoas cometem suicídio.
Quanto tempo duram estes desafios?
O jogo da baleia azul dura 50 dias e, depois de seguir todas as instruções e publicar nas redes sociais uma espécie de prova de que completou os desafios, vem a missão final: Se matar.( Fiquem alerta senhores pais !)
Como você pôde ver, o jogo da baleia azul é um jogo on-line que incentiva os jogadores a seguir um sinistro conjunto de instruções ao longo de 50 dias, e tem sido associado a mais de 130 suicídios na Rússia nos últimos seis meses.
O jogo, conhecido como a “baleia azul”, bateu as manchetes mais uma vez depois que duas adolescentes morreram em um prédio de 14 andares na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, no domingo.
De acordo com o jornal Novaya Gazeta, as mortes de Yulia Konstantinova (15) e sua amiga Veronika Volkova (16) estão sendo investigadas por investigadores estaduais em Krasnoyarsk, a leste de Moscou.
Konstantinova supostamente postou uma foto de uma baleia azul antes de postar a palavra ‘End’ (Fim) em sua página na rede de mídia social Vkontakte.
Volkova por sua vez postou: O sentido dos mundos é perdido … End ‘ (Fim).
Embora não se saiba quem está por trás dos comandos perturbadores, distribuídos através de mídias sociais, os adolescentes foram ordenados a: ( Fiquem alerta pais!)
a) Esculpir a forma de uma baleia em seus braços e pernas.
b) Acordar às 4h20 para ouvir canções específicas e passar dias inteiros assistindo filmes horríveis.
c) No dia 50, os jogadores vulneráveis são convidados a tirar suas próprias vidas.
No ano passado, a Novaya Gazeta informou: “Nós contamos 130 suicídios de crianças que ocorreram entre novembro de 2015 e abril de 2016. Quase todas essas crianças eram membros dos mesmos grupos na internet e viviam em famílias boas e felizes. Os adultos estão trabalhando com crianças, com a ajuda do conhecimento de seus hábitos e paixões, usando sua língua e cultura favoritas “.
Joy-Ann Harrigan disse que está preocupada com os jogos online que as crianças estão jogando, especialmente uma das últimas que está ligada ao suicídio.
“Uma das coisas que me preocupa é o que as crianças não estão encontrando divertido nos dias de hoje. Eles não estão vendo valor em jogos convencionais e estão buscando formas criativas de se divertir “, disse ela.
De acordo com Harrigan, mesmo que o desafio da baleia azul seja apenas um jogo, seu conselho às crianças seria não ceder aos desafios porque vem com pressão do par.
Harrigan afirmou ainda: “Se as crianças estão tendo qualquer tipo de dificuldade ou desafios em termos de escola, vida, família e estresse, devem falar com alguém em vez de encontrar uma alternativa que os leve a assumir um desafio como o jogo da baleia azul”.
Se você perceber que algum conhecido está postando mensagens estranhas nas redes social, como se fossem pedidos de ajuda, não ignore. Você pode fazer a diferença. E você é mais forte que qualquer jogo. Busque ajuda e lembre-se de que depressão é, sim, uma doença. E muito séria.
Comentem e Compartilhem.
Leave a Comment