Veja o que realmente significa as siglas JHS, INRI, XP e ICTYS da Igreja Católica.

01. JHS

JHS.  Aqui no Brasil, temos a tradição de dizer que significa “Jesus Hóstia Sagrada” (o que não está errado, pois Jesus é a Hóstia Sagrada para os católicos). Mas na realidade, JHS ou IHS é a sigla da expressão: “Iesus Hominun Salvator”, que significa: “Jesus Salvador dos homens”.

“JHS: Monograma de Cristo que significa “Iesus* Hominun Salvator” (Jesus Salvador dos Homens), e não Jesus Homem Salvador como alguns erroneamente traduzem.

Este monograma de Cristo corresponde as três primeiras letras de “Ihsus” que é como se escreve Jesus em grego (também aparece escrito como Ihcus). Grego esse no qual foram escritos os evangelhos de Marcos e Lucas.

O “J” em paleografia corresponde ao pronúncia do “I” na antiguidade, da mesma forma que o “V” era empregado como “U”.

 

02. INRI

INRI Escrita normalmente em crucifixos católicos , a sigla INRI significa “Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum” ou “Jesus de Nazaré Rei dos Judeus”.

Segundo o Evangelho de São João, Pilatos teria feito redigir o texto em latim, grego (Ἰησοῦς ὁ Ναζωραῖος ὁ Bασιλεὺς τῶν Ἰουδαίων) e hebraico (ישוע הנצרת מלך היהודים).

 

03. XP.

Essa sigla aparece muito no dia a dia do católico, em paramentos, em casulas e até na Sagrada Eucaristia. Ela significa “Cristo” pois as letras gregas XP (Chi-Rho) são as primeiras duas letras de Χριστός, Cristo.

O monograma citado acima foi criado pelo imperador Constantino para simbolizar o Cristianismo.

 

 

 

 

04. ICTYS.

Essa nós não convivemos muito, mas é bem importante. O símbolo acima era utilizados pelos primeiros cristãos para que eles pudessem se identificar de uma forma discreta, pois sofriam inúmeras perseguições na época.

Então a palavra grega ICTYS (peixe) passa a ser a sigla de “Iesus Christus Theou Yicus Soter”, ou Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.

 

 

Comentem e compartilhem.