Há algumas surpresas escondidas na história do começo.

O Livro do Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, e os cristãos acreditam que ele descreve a criação do mundo. É um dos livros mais lidos e referenciados na Bíblia.

É também um dos livros mais conhecidos. Mesmo os não-cristãos geralmente estão familiarizados com pelo menos algumas das histórias do Gênesis.

 

Arca de noé; Caim e Abel; Adão ,Eva e a Serpente encontraram seu caminho para o vernáculo comum. “Ele é uma cobra” afinal de contas, um insulto comum para alguém que é enganoso, e pessoas de muitas religiões podem rir da necessidade de “construir uma arca” quando tem havido uma grande quantidade de chuva.

A fama de Gênesis, no entanto, não significa que as pessoas saibam tudo o que há para saber sobre este texto antigo.

De fato, a fama de Gênesis pode impedir algumas pessoas de cavarem mais fundo nesta parte das Escrituras. O livro é tão conhecido que as pessoas supõem erroneamente que não há nada novo a descobrir sobre Gênesis.

Aqui estão cinco coisas que você não sabia sobre o Gênesis.

01 Intervalo de tempo

O livro de Gênesis começa com a criação do céu e da terra, o sol, a lua, as estrelas e a vida. Termina, no entanto, com a morte de José. Isso significa que o Gênesis abrange quase 2.300 anos de história bíblica, de longe, a maior parte de qualquer livro da Bíblia.

Para colocar isso em perspectiva, todos os outros livros da Bíblia, do Êxodo ao Apocalipse, cobrem pouco mais de 1.800 anos.

Os muitos séculos que Gênesis cobre não estão espalhados uniformemente pelo livro. Gênesis 1 até Gênesis 11 abrange aproximadamente 2.000 anos, a grande maioria dos quais ocorre no Crescente Fértil. Os restantes 300 anos são cobertos por Gênesis 12 até Gênesis 50 e ocorrem em Israel e no Egito.

02 Idade e Autor

A idade e a autoria dos livros da Bíblia estão quase sempre sendo debatidas. Cristãos nem sempre concordam sobre quando os livros da Bíblia foram escritos, nem mesmo os estudiosos.

Os dois grupos raramente se concordam entre si sobre isso. Há no entanto, alguma forma de consenso.

Cristãos podem concordar com um cronograma difícil enquanto estudiosos religiosos discordam.

A tradição cristã freqüentemente diz que o Livro do Gênesis foi escrito por Moisés em aproximadamente 1450 aC, mas outros afirmam que o livro é ainda mais antigo.

Estudiosos religiosos não chegam a um consenso também. A maioria dos eruditos não concordam que Gênesis tenha sido escrito por Moisés, muitos sustentam que o livro foi escrito por figuras que aparecem na Bíblia.

Estes, no entanto, não são as únicas teorias que os pesquisadores têm sobre Gênesis. Algumas pessoas acreditam que Gênesis foi escrito na época do exílio babilônico no século VI.

Isso significaria que o Gênesis teria sido escrito mais ou menos na mesma época em que estudiosos religiosos acreditam que o Êxodo foi escrito. Infelizmente, não há prova da idade de Gênesis.

Alguns dos fragmentos mais antigos do texto foram encontrados nos Manuscritos do Mar Morto, mas estes datam apenas por volta de 100 aC, e a maioria das pessoas, cristãos e estudiosos, acreditam que o texto é muito mais antigo do que isso.

03 Histórias Semelhantes.

Há várias histórias em Gênesis que se assemelham a mitos de outras culturas. Contos de criação e mitos de inundação, por exemplo, são encontrados em centenas de culturas em todo o mundo e ao longo do tempo.

Nenhuma cultura, no entanto, tem mitologia tão semelhante ao Gênesis quanto à antiga Mesopotâmia. O Enuma Elish é a versão mais intacta do mito da criação da Babilônia, e parece muito similar ao Gênesis. De fato, algumas traduções são quase cópias ,palavra por palavra.

Atrahasisé outro antigo mito da Mesopotâmia e espelha de perto a Arca de Noé. Como no conto da Arca de Noé, uma grande inundação é enviada para acabar com a humanidade. Um homem bom, Atrahasis, é avisado do próximo desastre pelo deus Enki, e ele constrói uma arca para sobreviver ao dilúvio. Atrahasis traz sua família e dois de cada animal para a arca e assim salva a vida.

04 Papel de Eva.

Os cristãos acumularam um pouco de animosidade em relação à primeira mulher. Ela é frequentemente vista como a tentadora original, a razão da queda da humanidade e o nascimento do pecado original.

Eva, no entanto, é vítima da ideia comum de que uma pessoa não precisa continuar estudando o que já sabe. Os cristãos sabem que Eva era uma sedutora que ouvia as mentiras do diabo.

Como tal, eles não precisam cavar mais fundo na história de Eva. Isso é lamentável porque Eva não é responsável por metade do que os cristãos colocam em seus ombros.

O livro de Gênesis tem dois contos sutilmente diferentes do Éden, mas nenhum deles responsabiliza Eva pelo pecado original, porque Adão está com Eva quando ela é tentada pela serpente.

O Livro do Gênesis diz que quando a mulher viu que a árvore era boa para a comida… ela tirou do fruto e comeu; e deu também ao marido que estava com ela ”. Adão estava com Eva quando a serpente girou sua fabulosa mentira. Ele ficou ao lado dela e ouviu o diabo, do mesmo geito que  Eva.

Adão poderia ter dito a Eva para não ouvir. Ele poderia ter recusado a fruta. Em vez disso, Adão é tão fascinado pelas mentiras da cobra quanto Eva. Ela simplesmente é a que está mais perto da árvore e é capaz de alcançar a fruta mais facilmente. Eva não seduziu Adão para tomar o fruto. Ele compartilha com ela de livre e espontânea vontade.

05 Causa de controvérsia.

Poucos livros causaram tanta controvérsia quanto o livro de Gênesis. Cristãos e ateus colocaram o relato da criação em Gênesis diretamente contra a teoria da evolução de Darwin como um par de cães de briga.

Essa animosidade mútua levou a batalhas sobre o que ensinar nas escolas, xingamentos e processos judiciais, um dos quais chegou até a Suprema Corte dos Estados Unidos. É também a raiz da suposição errônea de que ciência e religião são mutuamente exclusivas.

Cristãos e não-cristãos podem estar familiarizados com as histórias do Livro de Gênesis, mas isso não significa que as pessoas saibam tudo o que há para saber sobre este texto antigo.

Afinal, as pessoas nunca param de aprender e, mesmo nos livros mais famosos, há sempre algo novo a ser aprendido.

Comentem e Compartilhem.

 

05 coisas que você não sabia sobre o Gênesis 1

 

Veja também:

O que aconteceu com a Arca da Aliança?

Os surpreendente códigos matemáticos encontrados na Bíblia. 

Aulas de teologia com Luiz Sayão.

132 perguntas e respostas no livro de Gênesis.

Caos na Síria é cumprimento de profecias?