Saiba o que é Diabetes gestacional, quais são suas causas, sintomas as formas de prevenção

Visão geral

Diabetes gestacional se desenvolve durante a gravidez (gestação). Como outros tipos de diabetes, o diabetes gestacional afeta a forma como as células usam o açúcar (glicose).
O diabetes gestacional causa um alto nível de açúcar no sangue que pode afetar sua gravidez e a saúde do bebê.
Qualquer complicação na gravidez é preocupante, mas há boas notícias, as mulheres grávidas podem ajudar a controlar o diabetes gestacional comendo alimentos saudáveis, fazendo exercícios e, se necessário, tomando medicamentos.

 

Controlar o nível de açúcar no sangue pode prevenir um parto difícil e manter você e seu bebê saudáveis.

Na diabetes gestacional, o nível de açúcar no sangue geralmente volta ao normal logo após o parto. Mas se você teve diabetes gestacional, corre o risco de ter diabetes tipo 2.

Você deve continuar se tratando com seu médico para monitorar e gerenciar seu nível de açúcar no sangue.

Sintomas

Para a maioria das mulheres, o diabetes gestacional não causa sinais ou sintomas visíveis.

Quando devo procurar um médico?
Se possível, procure assistência médica antecipadamente – quando você pensar em engravidar – para que seu médico possa avaliar seu risco de diabetes gestacional como parte de seu plano geral de bem-estar infantil.

Quando estiver grávida, o seu médico irá verificar se você tem diabetes gestacional como parte de seu pré-natal.

Se você desenvolver diabetes gestacional, talvez precise de exames mais frequentes. Estes são mais prováveis ​​de ocorrer durante os últimos três meses da gravidez, quando o seu médico irá monitorar o seu nível de açúcar no sangue e a saúde do seu bebê.

Seu médico pode encaminhá-lo para outros profissionais de saúde especializados em diabetes, como um endocrinologista, um nutricionista ou um educador de diabetes. Eles podem ajudá-lo a aprender a controlar o nível de açúcar no sangue durante a gravidez.

Para garantir que o nível de açúcar no sangue tenha voltado ao normal após o nascimento do bebê, sua equipe médica verificará seu nível de açúcar no sangue logo após o parto e novamente em seis semanas.

Uma vez que você tenha diabetes gestacional, é uma boa idéia ter seu nível de açúcar no sangue testado regularmente.

A frequência dos testes de açúcar no sangue dependerá, em parte, dos resultados do teste logo após o parto.

Diabetes gestacional, Causas.

Os pesquisadores não sabem por que algumas mulheres desenvolvem diabetes gestacional. Entender como o diabetes gestacional ocorre, pode ajudar a entender como a gravidez afeta o processamento de glicose do seu corpo.

Seu corpo digere a comida que você come para produzir açúcar (glicose) que entra na corrente sanguínea.

Em resposta, seu pâncreas – uma grande glândula atrás do estômago – produz insulina.

A insulina é um hormônio que ajuda a glicose a se mover da corrente sanguínea para as células do seu corpo, onde é usada como energia.

Durante a gravidez, a placenta, que conecta seu bebê ao seu suprimento de sangue, produz altos níveis de vários outros hormônios.

Quase todos eles prejudicam a ação da insulina nas células, elevando o açúcar no sangue.

A modesta elevação do açúcar no sangue após as refeições é normal durante a gravidez.

À medida que seu bebê cresce, a placenta produz mais e mais hormônios que combatem a insulina.

No diabetes gestacional, os hormônios da placenta provocam um aumento do nível de açúcar no sangue a um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê.

O diabetes gestacional geralmente se desenvolve durante a última metade da gravidez – às vezes já na 20ª semana, mas geralmente não até mais tarde.

Fatores de risco

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas algumas mulheres correm maior risco.

Fatores de risco para diabetes gestacional incluem:

Idade maior que 25. Mulheres com idade acima de 25 anos têm maior probabilidade de desenvolver diabetes gestacional.

História familiar ou pessoal de saúde. Seu risco de desenvolver diabetes gestacional aumenta se você tiver pré-diabetes – um nível de açúcar no sangue ligeiramente elevado que pode ser um precursor do diabetes tipo 2 – ou se um familiar próximo, como pai ou irmão, tiver diabetes tipo 2.

Você também está mais propenso a desenvolver diabetes gestacional se você a teve durante uma gravidez anterior, se você deu à luz um bebê que pesava mais de 4,1 quilos ou se você teve um natimorto inexplicável.

Excesso de peso. É mais provável que você desenvolva diabetes gestacional se estiver significativamente acima do peso com um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais.

Raça não branca. Por razões que não são claras, as mulheres negras, hispânicas, indianas ou asiáticas correm maior risco de desenvolver diabetes gestacional.

Complicações

A maioria das mulheres que têm diabetes gestacional fornece bebês saudáveis. No entanto, diabetes gestacional que não é cuidadosamente gerenciado pode levar a níveis descontrolados de açúcar no sangue e causar problemas para você e seu bebê, incluindo uma maior probabilidade de precisar de uma cesariana para entregar.

Complicações que podem afetar seu bebê

Se você tem diabetes gestacional, seu bebê pode estar em maior risco de:

Excesso de peso ao nascer. A glicose extra na corrente sanguínea atravessa a placenta, o que faz com que o pâncreas do bebê produza insulina extra.

Isso pode fazer com que seu bebê cresça muito (macrossomia). Bebês muito grandes – aqueles que pesam 9 quilos ou mais – são mais propensos a ficarem presos no canal do parto, sustentar ferimentos no parto ou precisar de um parto de cesariana.

Parto precoce (prematuro) e síndrome do desconforto respiratório. O açúcar elevado no sangue da mãe pode aumentar o risco de parto prematuro e entregar o bebê antes do parto.

Ou o médico pode recomendar o parto antecipado porque o bebê é grande.

Bebês nascidos precocemente podem experimentar síndrome do desconforto respiratório – uma condição que dificulta a respiração.

Os bebês com esta síndrome podem precisar de ajuda para respirar até que seus pulmões amadureçam e se tornem mais fortes.

Bebês de mães com diabetes gestacional podem experimentar síndrome do desconforto respiratório, mesmo se não nascerem cedo.

Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia). Às vezes bebês de mães com diabetes gestacional desenvolvem baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) logo após o nascimento, porque a produção de insulina é alta.

Episódios graves de hipoglicemia podem provocar convulsões no bebê. Às vezes uma solução de glicose intravenosa pode retornar o nível de açúcar no sangue do bebê ao normal.

Diabetes tipo 2 mais tarde na vida. Bebês de mães que têm diabetes gestacional têm um risco maior de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2 mais tarde na vida.

A diabetes gestacional não tratada pode resultar na morte de um bebê antes ou logo após o nascimento.

Complicações que podem afetar você

O diabetes gestacional também pode aumentar o risco da mãe de:

Pressão arterial alta e pré-eclâmpsia. O diabetes gestacional aumenta o risco de pressão alta, assim como a pré-eclâmpsia – uma grave complicação da gravidez que causa pressão alta e outros sintomas que podem ameaçar a vida da mãe e do bebê.

Diabetes futuro. Se você tem diabetes gestacional, é mais provável que você tenha durante uma gravidez futura. Você também tem mais chances de desenvolver diabetes tipo 2 à medida que envelhece.

No entanto, fazer escolhas saudáveis ​​no estilo de vida, como comer alimentos saudáveis ​​e se exercitar, pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2 no futuro.

Das mulheres com história de diabetes gestacional que atingem o peso corporal ideal após o parto, menos de 1 em 4 desenvolve diabetes tipo 2.

Prevenção.

Não há garantias quando se trata de prevenir diabetes gestacional – mas os hábitos mais saudáveis ​​que você pode adotar antes da gravidez, tornará sua vida melhor.

Se você teve diabetes gestacional, essas escolhas saudáveis ​​também podem reduzir o risco de engravidar em futuras gestações ou de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.

Coma alimentos saudáveis. Escolha alimentos ricos em fibras e com pouca gordura e calorias.

Concentre-se em frutas, legumes e grãos integrais. Esforce-se pela variedade para ajudá-lo a atingir seus objetivos sem comprometer o sabor ou a nutrição.

Observe os tamanhos das porções.
Mantenha-se ativo. O exercício antes e durante a gravidez pode ajudar a protegê-lo do desenvolvimento de diabetes gestacional.

Procure fazer 30 minutos de atividade moderada na maioria dos dias da semana. Dê uma rápida caminhada diária. Ande na sua bicicleta. Procure nadar.

Se você não conseguir encaixar um único treino de 30 minutos no seu dia, várias sessões mais curtas podem fazer muito bem.

Desça do ônibus uma parada antes de chegar ao seu destino. Cada passo que você dá aumenta suas chances de se manter saudável.

Perder quilos em excesso antes da gravidez. Os médicos não recomendam a perda de peso durante a gravidez. Mas se você está planejando engravidar, perder peso extra de antemão pode ajudá-lo a ter uma gravidez mais saudável.

Concentre-se em mudanças permanentes nos seus hábitos alimentares. Motive-se lembrando os benefícios a longo prazo da perda de peso, como um coração saudável, mais energia e melhora da auto-estima.

Comentem e Compartilhem.