A nova epidemia de coronavírus já matou 106 pessoas e infectou mais de 4,5 mil na China.

 

1. O que sabemos e o que ainda é dúvida sobre o novo vírus que surgiu na China.

O coronavírus já matou 106 pessoas e infectou mais de 4,5 mil na China, de acordo com dados divulgado nesta terça-feira (28). A doença já foi identificada em ao menos 14 países.

No Brasil, o Ministério da Saúde descartou cinco casos suspeitos. Segundo o Ministério os casos “não se enquadram na definição de caso suspeito da Organização Mundial da Saúde (OMS)“.

 

2. Mas, por que este vírus está infectando tantas pessoas?

Confira o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o coronavírus:

 

3. Qual é a origem do novo coronavírus ?

O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus.

 

4. Onde surgiu o coronavírus?

Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

A variação que está infectando diversas pessoas na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV.

Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

 

5. Quais são as variações do coronavírus.

Outras variações mais antigas de coronavírus, como SARS-CoV e MERS-CoV, são conhecidas pelos cientistas. Estas variações foram transmitidas entre gatos e humanos e entre dromedários e humanos, respectivamente.

 

6. Onde surgiram os primeiros casos de coronavírus ?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo.

O tamanho é comparável com a cidade de São Paulo, que tem mais de 12 milhões de habitantes.

 

7. Onde começou o contagio?

Esta epidemia estava atingindo pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar em Wuhan – o que despertou a suspeita de que a transmissão desta variação de coronavírus ocorreu entre animais marinhos e humanos. O mercado foi fechado para limpeza e desinfecção.

 

 8. Qual o responsável pela transmissão para humanos?

Ainda não sabemos como se deu a primeira transmissão para humanos, a suspeita é que foi por algum animal silvestre, mas ainda não se sabe qual foi o responsável nem como ele transmitiu a doença, e nem mesmo se o novo vírus está associado a animais marinhos.

Entretanto, uma pesquisa de cientistas chineses diz que a hipótese mais provável é que o animal seja uma cobra.

 

9. Em quais países já se tem notícias destas  infecções?

Foram registrados casos na China e em outros 12 países de 4 continentes: Estados Unidos, Canadá, França, Arábia Saudita, Austrália, China, Nepal e outros países da Ásia.

Na China, a doença foi registrada em todas as províncias do país, menos na região do Tibete, mas a maior parte dos casos se concentra na província central de Hubei.

No Brasil, cinco casos suspeitos foram descartados pelo Ministério da Saúde.

 

10. Onde ocorreu a primeira morte?

Na China, em 9 de janeiro. Um homem de 61 anos foi a primeira vítima. O paciente foi hospitalizado com dificuldades de respiração e pneumonia grave, e morreu após uma parada cardíaca. Naquele momento, 41 pessoas já haviam se infectado.

 

11. Como ocorre a transmissão entre pessoas?

A transmissão de pessoa para pessoa foi “provada”, admitiu o cientista chinês Zhong Nanshan à rede estatal CCTV em 20 de janeiro.

O que ainda precisa ser esclarecido, de acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, é a capacidade de transmissão.

“O vírus é da mesma família dos coronavírus, mas, por ser novo, não se sabe quão contagioso ele é. Sabemos só que as pessoas foram até o mercado da China. Mas qual é o nível de contágio? Pode ser só via aérea, secreções?” – Leonardo Weissmann. infectologista.

Weissmann lembrou o caso do sarampo. Apesar de ser um vírus diferente, os cientistas sabem que um paciente pode transmitir para até outras 20 pessoas, o que o torna um vírus bastante contagioso.

 

12. Quais são os sintomas do coronavírus ?

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

 

Fonte: G1