Como Memorizar a Letra de um louvor.
Como Memorizar a Letra de um louvor.

Durante toda a história da humanidade, as pessoas utilizaram as letras de canções para transmitir informações sem o uso de uma língua escrita.  Nos tempos contemporâneos, utilizamos cada vez menos a história oral, mas ainda assim, não faltam razões para memorizar as letras de uma música. Não importa se for apenas para cantar um louvor conhecido enquanto dirige ou para uma apresentação importante – ou para cantar na igreja , existem vários passos que podem ser adotados para decorá-la.

Método 1 de 2: Tirando vantagem dos pontos fortes

Avalie o estilo de aprendizagem. São várias as maneiras de separar as formas de aprendizado das pessoas. Quando o assunto é a “memorização mecânica”, os sentidos auxiliam bastante na identificação do estilo de aprendizagem de cada um.
Os aprendizes auditivos absorvem novas informações de maneira mais eficaz através da audição e ao ler ou falar em voz alta.
Já os aprendizes táteis aprendem através do movimento, ou seja, ao realizarem tarefas e atividades por conta própria.
Os aprendizes visuais absorvem novas informações com mais eficiência através da leitura ou ao encontrarem uma representação visual.

Determine seu estilo de aprendizagem. Ler um pouco sobre todos esses diferentes estilos de aprendizagem já pode dar uma melhor ideia de quais deles são os melhores para você. Lembre-se de que ninguém aprende através de apenas um desses estilos, pois usamos nossos sentidos em combinação quando aprendermos.

Dito isso, é normal que as pessoas se aproveitem muito mais de apenas um sentido (ou uma combinação em particular) ao aprenderem, e estar ciente disso ajudará a determinar qual o melhor e mais eficaz método de memorização. Caso não tenha certeza de qual tipo de aprendizado funcionará melhor para você, um questionário de avaliação online poderá ajudar a determiná-lo.
Se preferir um método menos sistemático, basta experimentar as técnicas que mais o agradam e ver qual é a que melhor funciona.

Incorpore o estilo de aprendizado na abordagem. Agora que você entende um pouco mais o próprio cérebro, é hora de definir qual é a melhor maneira de memorizar as letras de músicas.

Não se esqueça de que não é necessário ater-se apenas às técnicas recomendadas ao estilo primário; a maioria dos indivíduos aprenderá mais rapidamente ao incorporar elementos de todos os três.
Aprendizes auditivos têm vantagem no aprendizado de letras de músicas, já que elas são, naturalmente, auditivas. Caso se encaixe nessa categoria, a melhor maneira de memorizá-la é ouvindo-a repetidamente. Cantar ou simplesmente “falar” a letra em voz alta, para si mesmo, ajudará bastante.

No começo, será necessário ler a letra enquanto canta ou fala, mas através do processo de repetição, isso logo se tornará desnecessário e a canção será memorizada.
Aprendizes táteis também se beneficiarão ao cantar enquanto realizam o aprendizado, mas nesse caso, isso está mais relacionado com a tendência de aprender ao realizar a atividade do que através de qualquer benefício do processo auditivo. Caso seja um aprendiz tátil, escrever as letras à mão algumas vezes será muito útil.
Estudar uma cópia escrita da letra da canção será de grande valia para aprendizes visuais. Pessoas nessa categoria vão realizar a memorização também ao assistir um vídeo da música, já que isso ajuda a associar as imagens com a letra em questão. Outra boa opção é destacar cada verso da letra com várias cores, facilitando que você lembre de um trecho específico associando-o com a cor e visualizando as palavras daquela parte.

Método 2 de 2: Fixando a música na mente

Ouça a canção sempre que puder. É importante não tentar memorizar apenas a letra escrita, e sim ouvir a música – algo tão fundamental quanto a fixação do que foi lido. As canções são consideradas muito simples de serem memorizadas; devido a isso, realizar associações é uma técnica frequentemente recomendada para todos os tipos de memorizações mecânicas.

Com certeza você já memorizou uma canção sem querer ou tentar; apenas ouvi-la diversas vezes bastou para que a letra fosse “colada” na mente. Por isso, é muito importante ouvir a música que deseja memorizar sempre que puder: no carro, no ônibus, durante o banho, ao fazer a lição de casa, ao arrumar a casa e antes de deitar.

Sempre que houver uma oportunidade, coloque-a para tocar; é capaz até dela se tornar um pouco enfadonha e cansativa, mas o objetivo de aprender a letra será alcançado rapidamente.
Esse método será bastante eficaz ao cantar junto à música. Se o objetivo for cantá-la em uma apresentação, por exemplo, pode ser uma boa ideia treinar o canto. Pouco adianta saber toda a letra da música se não conseguir cantar no tom correto.
Recite a música como se fosse um poema. Isso ajudará a considerá-la, inconscientemente, uma sequência de eventos. Muitos aprendem melhor a letra de certas canções ao imaginá-las como uma narrativa e não como um conjunto de rimas sem qualquer relação.

Crie uma ligação emocional com a música. Quanto mais interessado ou engajado por algo, mais fácil será reter as informações fornecidas. Tente encontrar partes da música pelas quais se interessa e se identifica. Pesquise sobre letras que não souber o significado. Isso é ainda mais importante se a canção for em um idioma desconhecido, pois é muito mais simples lembrar de algo que é de fácil entendimento do que de uma sucessão de sílabas sem qualquer sentido.
A memorização deve ser divertida. Introduzir elementos de competição ou brincadeiras pode deixar o processo ainda mais atrativo. Por exemplo, cronometre e veja em quanto tempo consegue cantar a música inteira “de cabeça”.

Desenhe uma representação visual de um verso que está sendo difícil de decorar, uma ilustração de uma conversa, usando a letra da música como diálogo ou ainda desafie um amigo para ver quem consegue representar melhor a canção; enfim, qualquer coisa que misture diversão e ajude a decorar a letra, pois isso só ajudará a fixá-las na memória.

Utilize flashcards. Os flashcards são muito úteis pois incorporam todos os estilos de aprendizado: os táteis se beneficiam ao criar os cartões, os visuais aprendem ao observá-los e os auditivos ao realizarem a leitura em voz alta, para si próprios ou para alguém que também está estudando.

Faça uma série de flashcards numerados (afinal, é preciso aprendê-los na ordem), cada um representando um verso. Na frente, escreva as duas ou três primeiras palavras dele, completando-o no verso.

Visualize e associe. Esse truque é utilizado por pessoas que realizam performances associadas à memória, como ao decorar vários baralhos de cartas em competições. Ele funciona associando a música (ou o que estiver tentando memorizar) com uma imagem significativa para você.

Não é a forma mais prática de relembrar uma música inteira, mas poderá ajudar se algumas linhas dos versos não estiverem “colando” na cabeça. Imagine, por exemplo, que o trecho “Você é muito linda para mim” não está sendo decorado.

Use o truque associando tais palavras com uma imagem mental (uma pessoa amada, por exemplo) que tenha relação com a letra.
Pense em outras palavras que têm sonoridade semelhante à letra. Nesse exemplo, “você é” pode se tornar a sigla “VCÉ”. Transforme-a na imagem que quiser (como um conjunto de prédios formados por essas letras).
Em “muito linda”, associe essas duas palavras com uma pessoa bonita, e coloque-a do lado dos prédios em “VCÉ”, na imagem mental.
Por fim, “para mim” pode ser representado por um sinal de trânsito (o “PARE”) com você ao lado. Pronto, está montada a associação da letra com a imagem; “Você é” será representado pelos prédios, “muito linda” é substituído por alguém que considera belo e “para mim” será associado a um sinal de “PARE” e você mesmo ao lado.

Sim, pode parecer algo tolo, mas é algo que acaba ficando na mente por muito mais tempo do que uma frase aleatória e sem qualquer associação visual.

Descanse. O cérebro continua processando e aprendendo mesmo ao dormir. Quando estiver descansado, ele funcionará melhor, além de conseguir reter melhor e mais rapidamente tudo que for estudado logo antes de uma boa noite de sono.
 

Compartilhem com os nossos irmãos? Grato.