Nestes dias atuais tem se confundido o verdadeiro papel de um líder de jovem.

O líder da juventude cristã pode ter um número infinito de papéis na vida dos jovens. Amigo, incentivador, exemplo, instrutor de skate, professor de Bíblia, parceiro de oração, motivador, professor de matemática, mentor, professor de violão. Tenho certeza que tem mais! Isso é legal.

Que coisa empolgante estar envolvido de tantas maneiras diferentes em vidas jovens! Mas entre as muitas coisas que um líder de jovens pode fazer, qual deve ser sua principal responsabilidade?

 

Qual é o papel principal de um líder jovem?

Acredito que o fundamental para o papel de liderança juvenil é fazer discípulos que posteriormente farão também seus discípulos.

Então Jesus veio a eles e disse: “Toda autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E certamente estou sempre contigo até ao fim dos tempos. “(Mateus 28: 18-20)

Os discípulos devem ser feitos “de todas as nações” com o propósito principal de “ensiná-los a obedecer” a Jesus. Este deve ser o padrão “até o fim dos tempos”. É uma comissão que faz do discípulo a agenda normal e a prioridade de toda igreja e de todo discípulo cristão. ” (The Trellis & the Vine, p.13)

O fundamento do ministério da juventude bíblica

Os discípulos que fazem discípulos são o pão e a manteiga da vida e ministério cristãos. É, portanto, o fundamento do ministério da juventude bíblica. O discipulado não inclui apenas o trabalho com jovens cristãos, mas inclui obtê-los (evangelismo) e depois cultivá-los (edificação).

Ao pensar em seu papel principal como líder de jovens, a expectativa é que você faça parte desse processo contínuo de discípulos fazendo discípulos. É o seguinte: Discípulos (líderes da juventude) fazendo discípulos (jovens cristãos ) fazendo discípulos (jovens ainda não cristãos ). E assim por diante.

O que a Bíblia diz sobre o ministério cristão?

“Nós não estamos tentando agradar as pessoas, mas Deus, que testa nossos corações. Você sabe que nunca usamos lisonja, nem colocamos uma máscara para encobrir a ganância – Deus é a nossa testemunha. 6 Nós não estávamos procurando elogios de pessoas, não de você ou de qualquer outra pessoa “. (1 Tessalonicenses 4b-6a).

É interessante notar a frase repetida “você sabe” em 1 Tessalonicenses 2: 1-16. Os crentes em Tessalônica conheciam Paulo. Quando Paulo compartilhou o evangelho com eles, ele compartilhou sua própria vida porque eles se tornaram queridos para ele (1 Tessalonicenses 2: 8).

A principal ferramenta de discipulado no cinturão de Paulo é “a palavra de Deus”. Eles ouviram isto de Paulo (Silas e Timóteo), mas eles receberam isto como a própria palavra de Deus, e é aquela palavra que está agora em ação neles (1 Tessalonicenses 2:13).

O jogo principal.

Por que gastar um artigo inteiro falando sobre algo que pode parecer óbvio? Porque é fácil esquecer o jogo principal! Precisamos continuar lembrando um ao outro do nosso papel principal como líderes de jovens.

Não é entretenimento. Não é saber jogar. Não é sobre ser popular. É sobre discípulos fazendo discípulos. Compartilhamos nossas vidas, compartilhamos o evangelho da morte e ressurreição de Jesus e permitimos que a palavra de Deus faça seu trabalho em vidas jovens.

Na sua essência, o ministério de jovens é bastante simples. Queremos ver discípulos fazendo discípulos.

 

Comentem e Compartilhem.