Dízimo no Novo Testamento refere-se a dez por cento? Vamos analisar a Bíblia e descobrir o que realmente jesus nos ensinou sobre contribuir.

 

Mateus 6:21 ).

Você consegue fingir algumas coisas em sua vida, mas não consegue fingir que esta dando seu dinheiro! Mesmo que você fique bravo comigo, eu digo sem meias palavras que se você esta dando os dez por cento ou menos da sua renda para a obra do Senhor você esta simplesmente demonstrando que possui um coração morno em relação a Deus.

Eu sempre dava meu dizimo, e até certo momento pensei que estava indo bem. Foi quando descobri, pregando sobre este assunto, que Deus quer que nós contribuamos de forma generosa, e o dízimo pautado em dez por cento é somente o nosso mínimo.

Deus é generoso e provou isso dando seu filho que tanto amou pelo mundo. Veja, ele deu o que tinha de mais precioso, Seu Filho unigênito.

Observemos o que diz 2 Coríntios 8: 9 “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.”. Como povos de Deus, devemos ser como Jesus, sim, devemos ser generosos doadores.

Veja o que diz 1 Timóteo 6:18 : “Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;” .

Mas o que significa generosidade? Dar 10 por cento da minha renda para a obra do Senhor não é ser generoso? Se contribuindo com 10 por cento não prova que sou generoso então quanto devo dar?

Analisemos alguns detalhes.

  1. O dízimo não é o padrão de contribuição do Novo Testamento.

Muitas igrejas promovem um conceito chamado dízimo de “Depósito”, baseando suas teses em Malaquias 3:10 , onde Deus diz a Israel para “trazer o dízimo inteiro para o Depósito”. Eles ensinam que a igreja local é o Depósito, o dízimo pertence a Deus e suas bênçãos estão condicionadas à fidelidade no dízimo.

Um pastor em uma igreja perto de mim pregou que se seu povo não desse dez por cento para aquela igreja, eles estavam no pecado e precisavam ir para casa e se arrepender!

 

Antes de criticar o ponto de vista deste pastor, deixe-me salientar que existem alguns pontos louváveis ​​em relação ao dízimo:

(1) Aqueles que dizimam agem freqüentemente em obediência ao que eles acreditam que Deus ordenou.

(2) O dízimo faz com que haja sim um aumento no que eles estão dando.

(3) O dízimo ajuda a consistência e a disciplina em dar.

 

Mas considere agora estas sete razões pelas quais o dízimo não é o padrão de Deus para os cristãos:

  1. O dízimo era uma parte da lei de Moisés. Os cristãos já não estão mais sob a lei.

Romanos, Gálatas e outras passagens do Novo Testamento deixam claro que os cristãos não estão mais sob a lei de Moisés. Isso não significa que não temos lei, porque estamos sob a lei de Cristo (1 Coríntios 9: 20-21 , Tiago 1:25; 2: 8, 12 , Rom. 13: 8-10 ).

Os aspectos da lei mosaica que refletem o caráter moral de Deus são válidos sob a Nova Aliança e são repetidos como comandos no Novo Testamento. Mas não há nenhum mandamento exigindo ou dizendo para a igreja dar o dízimo.

Aqueles que defendem o dízimo apontam que Abraão e Jacó haviam feito antes da lei mosaica (Gn 14:20; 28:22 ). Assim, o dízimo substitui a lei. Se o Novo Testamento não deu mais diretrizes, esse pode ser um ponto válido, mas existem outras práticas como a circuncisão e a manutenção do sábado, que datam da Lei e que hoje não são da mesma forma validos para nós.

Se você examinar as referências ao dízimo de Abraão e de Jacó, você verá que Deus não os mandou dizimar e não há indícios de que esta fosse sua prática regular.

Em uma ocasião depois de uma vitória na batalha, Abraão dizimou sobre os despojos daquela batalha, mas nada é dito em relação a suas outras posses ou a sua renda regular (Gn 14:20 ).

Já o exemplo de Jacó seria errado, porque ele estava fazendo um voto condicional diante de Deus, prometendo que, se Deus o guardasse e o providenciasse, ele daria a Deus um décimo (Gênesis 28: 20-22). Isso não é um bom exemplo a seguir com relação ao dizimo! O Dízimo era exigido de acordo com a Lei Mosaica e hoje os crentes não estão sob a Lei.

 

  1. O dízimo era um imposto involuntário com a finalidade de apoiar Israel. Os cristãos de hoje não fazem parte da nação Teocrática.

No Antigo Testamento, houve doação obrigatória e voluntária. O dízimo era necessário. Foi ordenado a todos os israelitas que financiassem o culto nacional e ajudassem os pobres. Na verdade, não havia apenas um dízimo, mas sim dois ou três. Leiam: ([1] Levítico 27: 30-33, Núm. 18: 20-21; [2] Deuteronômio 12: 17-18; [3] Deut 14: 28-29), de modo que o total não era 10 por cento e sim 22 por cento.

 

  1. O dízimo não é mencionado em nenhuma instrução para a igreja, embora seja pregado muitas vezes sobre o contribuir ou dar.

Uma vez que o dízimo desempenhou uma parte tão importante no AT e no judaísmo contemporâneo, com o cristianismo primitivo é surpreendente descobrir que o dízimo não é mencionado em quaisquer instruções dadas à igreja.

Jesus fala sobre escribas e fariseus que dizimam, mas nunca ordenou a seus discípulos que dessem o dízimo. O escritor aos hebreus refere-se a Abraão pagando os dízimos a Melquisedeque e Levi pagando seus dízimos a Melquisedeque através de Abraão, mas ele nunca ensinou seus leitores a seguir seu exemplo.

Paulo escreve sobre compartilhar bens materiais, cuidar das necessidades dos pobres e sustentar o ministério cristão. Ele exorta e elogia a generosidade, mas nunca ensina que há uma ordem de Deus para que qualquer quantidade específica seja dada.

Se o dízimo deve ser praticado pela igreja cristã, parece estranho que Paulo não tenha mencionado isso quando escreveu sobre dar, especialmente para as igrejas predominantemente gentias que não ficariam familiarizadas com o Antigo Testamento.

 

  1. O dízimo não é mencionado em nenhum dos escritos dos pais da igreja primitiva.

Por si só, isso não é decisivo, mas empresta peso aos argumentos bíblicos. Se a igreja primitiva praticasse o dízimo, então o conceito deveria aparecer em algum lugar nos escritos dos pais da igreja dos séculos II e III. Mas não aparece, mesmo que dar fosse uma parte importante do culto cristão primitivo.

 

  1. Esta forma de dizimar coloca a ênfase errada em dar.

Dízimo enfatiza sua obrigação para com Deus; O dar do Novo Testamento, como veremos, enfatiza sua resposta voluntária e amorosa à graça de Deus.

Além disso, o dízimo faz com que uma pessoa sinta que pagou suas dívidas (por assim dizer) e, portanto, nada mais é necessário, quando, na verdade, muito mais poderia ser feito. O dízimo tem uma tendência de colocar uma pessoa em uma base legal com Deus, em vez de uma relação amorosa. Aqui esta a ênfase errada.

 

  1. O dízimo leva a um falso conceito de administração.

O dízimo leva à noção de que 10% é o dinheiro de Deus e 90% são meus. Na realidade, 100 por cento é o dinheiro de Deus, e ele pode querer que eu canalize 90 por cento em sua obra e viva com 10 por cento. O dízimo pode ser uma rotina ruim.

 

  1. Dez por cento é oneroso para alguns e muito fácil para outros.

Se um homem com cinco filhos ganha R$2000,00 por mês e dão seus dízimos, ele ficaria com R$ 1800.000 para cuidar de cinco pessoas. Se um casal sem filhos ganha 10.000,00 por mês e dá o seu dizimo ele ficaria com R$ 9.000,00 para cuidar de duas pessoas. Isso seria pesado para o homem com cinco bocas para alimentar, mas ridiculamente fácil para o casal.

Como você pode ver as sete razões contra o dízimo apresentadas acima são bem fundamentadas. Então, qual é o padrão de Deus para contribuir?

Bem, a resposta é que a gratidão generosa é o verdadeiro padrão do Novo Testamento.

Quando você fala sobre “graça”, muitas pessoas infelizmente conectam-na com uma vida solitária e indisciplinada. Mas isso não é graça! A graça não é o ponto de equilíbrio entre legalismo e licenciosidade. Em vez disso, a graça (como um sistema) é totalmente contrária ao legalismo e licenciosidade, que são dois lados da mesma moeda.

O legalismo e a licenciosidade operam sobre o princípio da carne. O legalismo é uma tentativa de ganhar posição com Deus através do esforço humano e leva ao orgulho ou a condenação, dependendo do quão bem você faz. A licenciosidade descarta a restrição e vive para satisfazer a carne.

Mas a graça de Deus é o seu favor imerecido baseado no sacrifício de Cristo. O poder motivador na graça é o Espírito de Deus que mora em si. A pessoa sob a graça responde por amor e gratidão a Deus e depende do Espírito Santo que mora em si mesmo para adaptar sua vida ao que Deus exige.

 

Com essa compreensão básica da graça, deixe-me soletrar algumas coisas sobre o que é dar debaixo da graça e o que é dar fora da graça.

 

  1. Você contribui fora da graça quando:

01) Contribui de forma aleatório e irresponsável. Não estou falando em dar de vez em quando, mas quando você contribui de forma planejada e sistemática (1 Cor. 16: 2 ; 2 Coríntios 9: 7 ).

 

02) Contribui  com base em sentimentos. Estar debaixo da graça não significa viver por sentimentos. Viver sob a graça significa andar pela fé e obediência em resposta ao amor de Deus.

03) Geralmente contribui menos do que a lei exige. A graça de Deus deve motivar-nos a superar muito mais do que o mínimo de acordo com a lei (1 Coríntios 15:10 ).

04) Contribui dando a Deus os restos. Deus merece o melhor, não apenas o que é conveniente. Se amarmos a Deus com todo nosso coração, alma mente e força, então não vamos apenas dar a ele o que resta depois que as contas são pagas. Ele merece o primeiro lugar.

Estas formas de contribuição não estão debaixo da graça, é desprezível, irresponsável, pois estamos dando de forma aleatória e somente quando sentimos.

 

  1. Você contribui debaixo da graça quando:

01) Segue o exemplo de Deus com relação a seu filho  ( 2 Coríntios 8: 9 ). Você não está feliz em ver que Deus não deu apenas um décimo, mas deu tudo?

O Senhor Jesus Cristo era infinitamente rico. Ele habitou no inimaginável esplendor do céu, Mas Ele desistiu, deixou de lado seus privilégios e assumiu a carne humana. Ele poderia ter escolhido nascer como um príncipe no esplendor palaciano. Mas, em vez disso, ele nasceu e viveu na pobreza.

Ele em última instância empobreceu-se ao máximo, tomando sobre si o pecado da raça humana, a fim de nos enriquecer (2 Coríntios 5:21 ).

02) Você contribui debaixo da graça quando lembra do conceito da administração. “Nem Você pertence a você mesmo porque você foi comprado por um preço alto” (1 Cor. 6: 19-20 ). Tudo o que somos pertence a Deus, não apenas um décimo. Eu sou apenas o gerente de seus recursos. Como um bom gerente, eu uso os recursos do proprietário para promover o seu trabalho (ver Atos 2: 44-45; 4: 32-37; 11: 27-30 ).

03) Você contribui debaixo da graça quando contribui movido por motivação interna, não compulsão externa ( 2 Cor. 8: 3-5; 9: 7 ).

O motivo e a atitude são cruciais. É melhor dar uma pequena quantidade com base em uma resposta amorosa à graça de Deus do que dar uma grande quantidade com base em pressão externa ou orgulho.

Note a atitude dos crentes macedonianos: Eles tiveram uma abundância de alegria (2 Coríntios 8: 2 ); Eles deram por sua própria vontade (8: 3); Eles imploraram com muita súplica pelo favor (8: 4!); Primeiro se entregaram ao Senhor (8: 5); Eles tinham tanto a prontidão quanto o desejo (8: 10-12, 9: 2); Eles deram alegremente, não de má vontade ou sob compulsão (9: 7).

Não devemos pensar: “Quanto eu tenho que dar?”, Mas sim, “Quanto eu posso dar?” Não devemos esperar por alguém nos pressionar com uma necessidade; Devemos procurar as necessidades que podemos encontrar (8: 4).

Procuro cristãos que não sejam pressionados por pregadores desesperados por fundos. Você quase não encontra. Há tantos argumentos para que você dê seu dinheiro para eles.  Os cristãos devem dar baseados em suas motivações internas e não sob pressão externa.

04) Você contribui debaixo da graça quando  você começa um novo relacionamento com o Espírito Santo, e não sob a antiga dispensação da Lei.

Romanos 8:14 diz: “Pois todos os que estão sendo guiados pelo Espírito de Deus, estes são os filhos de Deus”. Gálatas 5:18 diz: “Mas se você é guiado pelo Espírito, você não está sob a Lei. “O contexto de ambas as passagens mostra que Paulo está falando sobre o Espírito Santo levando o crente a uma vida justa e piedosa.

Em Gálatas, tal vida justa é explicada no contexto, em parte, como compartilhamento de recursos financeiros (6: 6 10).

É mais fácil, de certa forma, seguir um conjunto de regras. Apenas dê seus 10% e isso cuida do assunto. Mas Deus quer que sejamos guiados pelo Espírito Santo. Isso é meio assustador! O Espírito Santo pode querer que eu dê 35 por cento ou quem sabe o quanto! Mas o objetivo é que eu não estou vivendo por regras, mas em um relacionamento com o Deus vivo.

05) Você contribui debaixo da graça quando  você contribui baseado em quanto Deus o prosperou.

Quanto você deve dar? Quanto Deus o prosperou? (1 Cor. 16: 2 , “Como ele pode prosperar”, Atos 11:29 , “Na proporção de que eles tinham meios”; 2 Coríntios 8: 3, 11, 12 ).

Geralmente, eles deram de acordo com sua capacidade, e em alguns casos além de sua capacidade.

Às vezes você deve dar sacrificialmente. Mas o princípio geral é, dê como Deus o prosperou.

Quando Deus lhe confia mais dinheiro, em vez de gastá-lo em mais lixo que você terá que proteger contra as mariposas, ferrugens e ladrões, você deve perguntar:

“Senhor, como você quer que esse dinheiro seja usado em seu reino?” Quanto mais Deus te dá, mais você deve aumentar a porcentagem da doação, não apenas o valor.

Se você tiver o suficiente para viver confortavelmente, então invista o resto onde Deus paga dividendos garantidos e eternos.

Precisamos começar a partir de já e não quando ficarmos ricos. Os macedônios deram no meio de uma grande prova e aflição, em meio a uma grande pobreza (2 Coríntios 8: 2 ).

Jesus recomendou que observássemos a viúva pobre que deu tudo o que tinha, e não se impressionou com os grandes ricos que ali estavam (Marcos 12: 41-44).

Para concluir.

Generosidade e graça são construídas sobre as qualidades que já estudamos. Se você está livre da escravidão da ganância e da dívida, você não será escravizado pelo dinheiro.

Se você é uma pessoa de integridade, fiel como gerente, não é o proprietário do seu dinheiro, então, quando Deus lhe fornecer mais, você oralmente canalizará qualquer coisa acima das necessidades pessoais e familiares em Seu reino.

Eu quero que sua doação lá em sua igreja ou em qualquer outro lugar seja entre você e Deus, com base na sua resposta ao amor que Ele mostrou na cruz. Além disso, eu quero incentivar cada um de vocês a se recusar a contribuir com qualquer organização que use truques de pressão e de angariação de fundos.

Se você acredita no trabalho deste ou daquele, então dê generosamente como Deus o prosperou por amor a Ele.

 

Fiquem a vontade para dar sua opinião sobre este meu ponto de vista. Estou aberto a qualquer questionamento a favor ou contrario, desde que embasado na bíblia.

 

07 razões para você não dar o dízimo: Dízimo no Novo Testamento não é dez por cento 1

Veja Também:

52 Charadas difíceis e curtas super interessantes.

Pedido de desculpas do Pastor Claudio Duarte.

50 Brincadeira para gincana Bíblica.

50 Grito de guerra para gincana evangélica.

Os surpreendente códigos matemáticos encontrados na Bíblia.

51 Curiosidades sobre Israel que vão te surpreender.

 

Comentem e Compartilhem: