O que é jogo do contente da novela As aventuras de Pollyanna?

Compartilhem

Veja aqui o que é jogo do contente da novela  As aventuras de Pollyanna

O jogo do contente trata-se do Livro “Poliana” (original em inglês: “Pollyana”), um clássico infanto-juvenil de 1913, da autora Eleanor H. Porter. O livro é famoso e vende bastante até hoje. Caso ainda não tenha lido, fica a dica para você e também para os pré-adolescentes que conheça.

 

A história de Poliana é muito interessante e enriquecedora. Já órfã de mãe, aos 11 anos, ela também perdeu o seu pai, um missionário sem muitas posses. Teve que, então, ir morar com a avó materna, uma mulher rica, da alta sociedade, mas nada carinhosa e bastante insensível a neta.

Porém, antes de falecer, o pai de Poliana deixou para ela uma grande herança, nada material, mas sim uma lição e um exemplo que a ajudou a ter uma vida de superação e paz. Ele a ensinou a jogar o que chamou de “O Jogo do Contente”.

 

Mas o que é jogo do contente?

O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis. Isso ajudou demais a jovem a encarar o falecimento do seu pai e também durante sua adolescência na casa da avó.

Em todas as situações que a traziam sofrimentos e tristeza, ela começava então a jogar. Poliana controlava seus pensamentos e emoções para encontrar em meio aquela angústia um motivo que a fizesse sorrir e ficar contente.

Isto me lembra o que o apóstolo Paulo testemunhou: “Aprendi a VIVER CONTENTE em toda e qualquer situação” (Fp. 4.11b).

Se Poliana aprendeu em uma ficção, Paulo aprendeu na vida real mesmo. Ambos conseguiram vencer no Jogo do Contente. Que tal começarmos a jogar e vencer também? Podemos e devemos aprender. A Palavra de Deus nos ensina.

“CONTENTAI-VOS com as coisas que tendes, porque Ele tem dito: De maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13.5)

Veja que o escritor aos Hebreus não falou para nos contentarmos pelas coisas que temos por causa das coisas. O motivo pelo qual temos que nos alegrar é por algo que Deus tem dito.

Não importa o que você tenha ou deixe de ter, não importa o que você passe ou venha a passar, você pode ser um vitorioso no Jogo do Contente se você atentar não para as circunstâncias, mas para o que Deus tem dito.

Na falta, você pode ficar triste pela necessidade ou se alegrar porque Deus tem dito: “Suprirei as vossas necessidades”. Diante de um sintoma, você pode ficar triste pela dor ou preocupado pelos exames, mas em vez disso pode também se alegrar porque Deus tem dito: “Pelas pisaduras de Jesus você é sarado”.

E por aí vai, em qualquer área da nossa vida, Deus tem algo a dizer que nos manterá contentes. Aleluia!

Não dê lugar a tristeza. “Alegre-se sempre no Senhor, outra vez digo: Alegre-se!” (Fp. 4.4). Descubra a força que há na alegria do Senhor, capaz de lhe fazer superar qualquer adversidade, transformando as montanhas em degraus para o seu próprio crescimento.

Veja também:

Perguntas eu nunca pesadão. Recomendação+18

67 Perguntas para eu nunca para você brincar.

164 Perguntas para fazer a Siri


Compartilhem
Leave a Comment

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Consulte mais informação